linha do tempo

Norman arruda filho e seu relacionamento com a ONU

Em seus 25 anos, o ISAE realizou mais de 125 interações (eventos, reuniões e parcerias com instituições signatárias) com a Organização das Nações Unidas e suas iniciativas: Pacto Global e PRME.

ISAE na RIO+20
DSC_3280.JPG

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, conhecida também como Rio+20, foi uma conferência realizada entre os dias 13 e 22 de junho de 2013 na cidade brasileira do Rio de Janeiro, cujo objetivo era discutir sobre a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável.

O ISAE teve uma importante participação no evento organizando outras ações paralelas como o Workshop “Mercado de Carbono e Rio+20”, o curso GBA - Diálogos para a Rio+20 – Seminário para a Imprensa e uma agenda preparatória no intuito de mobilizar seus stakeholders sobre a importância do tema “Educação dentro de seu Calendário”.
 

Além disso, assinamos a Declaração de Práticas Sustentáveis de Instituições de Ensino Superior. O documento firmou o comprometimento com diversos eixos de atuação, como ensinar conceitos de desenvolvimento sustentável, incentivar pesquisa na área, implantar conceitos de ecoeficiência na estrutura do campus, apoiar esforços de sustentabilidade nas comunidades em que estão inseridos e comprometer-se com resultados e ações por meio de estruturas internacionais.

Ocorreu a assinatura da Carta de Compromisso com o Desenvolvimento Sustentável a convite da Rede Brasileira do Pacto Global. O documento firmou o compromisso em trazer soluções inovadoras que representassem impactos reais de eficiência no uso dos recursos naturais (como água e energia), na redução da intensidade de emissões de carbono, na promoção dos direitos humanos e na inclusão social. 

O presidente do ISAE, Norman Arruda Filho, proferiu o discurso de encerramento da plenária do PRME na Rio+20. A plenária marcou os 20 anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio-ambiente e Desenvolvimento (Rio-92).