Norman Arruda Filho
ACP e Governo do Estado firmam compromisso para desenvolver programa para a Agenda 2030
A Associação Comercial do Paraná (ACP), por meio do Conselho de Ação para Sustentabilidade Empresarial (CASEM) e o Governo do Estado, por meio do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná – Cedes, assinaram nesta quarta-feira (20/11) o termo de compromisso para desenvolvimento do Programa Paraná de Olho nas ODS, em prol da Agenda 2030 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Os vice-presidentes Camilo Turmina e Norman de Paula Arruda, que atua como coordenador do CASEM, representaram a ACP na assinatura do termo de compromisso, enquanto pelo Governo Estado estiveram presentes à reunião os seguintes representantes: Vinicius Greco Pazza, Secretário Executivo do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social – CEDES, Adriana Tavares e Filipe Braga Farhat articuladores da Agenda 2030 do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social – CEDES, e Rogério Mendes Pereira Júnior Coordenação de Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura. “A ACP se preocupa com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e considera de grande importância firmar este compromisso em prol da Agenda 2030 da ONU”, destacou o vice-presidente Camilo Turmina.
O Programa “Paraná de Olho nas ODS” representa uma iniciativa inédita de modelagem de meios de implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável de forma integrada nos níveis subnacional e local, a partir da articulação de setores e da formação de capacidades para a qualificação das políticas públicas alinhadas aos ODS.
O Programa “Paraná de Olho nos ODS” consiste em dois projetos paralelos que se complementam dinamicamente e favorecem a potencialização dos efeitos esperados:
Projeto de qualificação de informações para o monitoramento, avaliação e controle das políticas públicas para o desenvolvimento sustentável (Fortalecimento dos Controles Interno, Externo e Social);Projeto de apoio às políticas municipais alinhadas aos ODS (Municipalização dos ODS). O termo de compromisso tem validade por prazo indeterminado.
Agenda 2030 e os ODS
Durante Conferência Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 chefes de Estado e de Governo e altos representantes aprovaram a Agenda 2030, um plano de ação para enfrentar os principais desafios de desenvolvimento das sociedades humanas a partir de uma abordagem integrada e indivisível das dimensões econômica, social e ambiental da sustentabilidade. A Agenda 2030 está estruturada em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que se desdobram em 169 metas, e inclui diretrizes sobre a implementação e o monitoramento das ações, com destaque para o estabelecimento de parcerias e o envolvimento de todos os setores da sociedade.
Fonte: Divulgação ACP