Buscar
  • Norman Arruda Filho

Conferência Mundial do Pacto Global se torna o maior, mais sustentável e inclusivo evento da histór


Com 20 mil pessoas, o Pacto Global realizou nos dias 15 e 16 de junho sua maior conferência mundial, o Leaders Summit 2020, considerada a mais inclusiva e sustentável da história da Organização das Nações Unidas (ONU). O evento virtual reuniu líderes empresariais de mais de 180 países e Chefes de Estado direcionados a propósitos e comprometidos a avançar nos desafios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O ISAE Escola de Negócios, como signatário do Pacto Global, também participou da Conferência.


Foram 26 horas, mais de 100 sessões globais, regionais e locais. O presidente do ISAE, Norman de Paula Arruda Filho, destaca as várias menções às realizações e legado de Kofi Annan, ex-secretário-geral da ONU e Nobel da Paz em 2001, responsável pelo chamado ao mundo empresarial para a criação do Pacto Global. “A grandiosidade desse evento marcou de maneira muito honrosa a celebração dos 20 anos do Pacto Global e o reconhecimento ao trabalho realizado por Kofi Annan. É uma grande satisfação saber que o ISAE contribuiu para a disseminação das Agendas de desenvolvimento sustentável no Brasil, em especial entre líderes empresariais do Paraná, ao longo dessas duas décadas”, celebra o executivo.

A Cúpula de Líderes marcou a transição para uma nova liderança para o Pacto Global, com Sanda Ojiambo, do Quênia, substituindo Lise Kingo, da Dinamarca, como diretora executiva. “Sanda assume um grande desafio, visto que estamos enfrentando três crises interconectadas e sem precedentes na história: saúde, climática e desigualdade. Porém, o Pacto Global une o empresariado em uma grande família com mais de 10 mil empresas lutando para que por meio dos dez princípios façamos negócios juntos pautados pelos direitos humanos, trabalho digno, meio ambiente e anticorrupção”, explica Norman.

Para o Secretário Geral das Nações Unidas, António Guterres, o encontro foi empolgante. “Estou encorajado ao ver tantas empresas, de tantos tamanhos e de tantos setores e países, reconhecendo a necessidade urgente de unidade global e cooperação internacional. Nosso objetivo compartilhado é ver as empresas adotarem medidas fortes para apoiar os ODS e relatar publicamente seu progresso”.

Inovações

Para auxiliar as empresas na implementação de medidas mensuráveis no alcance da Agenda 2030, visto que estamos na década da ação, durante a Cúpula foram lançados:

  • Plataforma de Ação em Infraestrutura Sustentável para a Iniciativa do Cinturão e Rota para Acelerar os ODS (Action Platform on Sustainable Infrastructure for the Belt and Road Initiative to Accelerate the SDGs). Com mais de 100 metas de ODS vinculadas à infraestrutura, o mundo pode se beneficiar da alavancagem da Iniciativa do Cinturão e Rota – que deve impactar 60% da população mundial, 40% do comércio mundial e 30% do PIB mundial – como uma colaboração mecanismo para promover o avanço dos ODS;

  • Relatório de Progresso do 20º Aniversário do Pacto Global da ONU: Unindo Negócios na Década de Ação (UN Global Compact 20th-Anniversary Progress Report: Uniting Business in the Decade of Action ) – uma análise do progresso que as empresas fizeram na incorporação dos Dez Princípios em suas estratégias e operações para alinhar-se com os valores universais da ONU e contribuir com os 17 ODS;

  • Relatório Liderança para a Década de Ação (Leadership for the Decade of Action) que traz o que pode ser aprendido com os líderes empresariais que estão integrando a sustentabilidade na estratégia, operações e engajamento das partes interessadas e o que isso significa para a seleção dos líderes de conselho e da diretoria das empresas;

  • Introducing Business Benchmarks for the Decade of Action que apresenta um conjunto inicial de benchmarks de melhores práticas para avaliar se as atividades corporativas estão buscando o nível de ambição necessário para cumprir os ODS. O anúncio faz parte da iniciativa SDG Ambition, uma parceria com a Accenture e a SAP, que visa permitir que as principais empresas do mundo adotem metas ambiciosas e promovam a integração dos ODS nos principais cenários de gerenciamento, processos de negócios e tecnologia da informação.

Outros palestrantes do evento: Amina Mohammed, Vice-Secretária Geral da ONU; Mark Carney, enviado especial da ONU para Ação Climática e Financiamento Climático; Al Gore, fundador e presidente do Projeto Realidade Climática; Ban Ki-moon, ex-Secretário Geral da ONU e Vice-Presidente dos Anciãos; Michelle Bachelet, Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos; Alicia Bárcena, secretária executiva, CEPAL; Sharan Burrow, Secretário Geral do Sindicato Internacional; Roberto Marques, CEO da Natura & Co; Sandra Wu Wen-Hsiu, Presidente e CEO da Kokusai Kogyo; Julie Sweet, CEO da Accenture; Helena Helmersson, CEO do Grupo H&M; Ilian Mihov, decano do INSEAD; e Fiona Reynolds, CEO do PRI, entre outros.

Contato

Av. Visconde de Guarapuava, 2943,

Centro, Curitiba/PR, Brasil

​​

(41) 3388-7801

presidencia@isaebrasil.com.br

  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon